quarta-feira, 27 de julho de 2016

SOMOS AQUILO COM O QUAL LUTAMOS

Certamente você se torna a coisa com que luta. Somos a coisa com a qual lutamos!
Se estou com raiva e você me enfrenta com sua raiva, qual é o resultado? Mais raiva. Você se tornou aquilo que eu sou. Se eu sou mau e você luta comigo com mal então você também se torna mau, embora você possa me sentir correto na relação. Se eu sou bruto e você usa métodos brutais para me dominar, então você se torna bruto como eu. E isto nós fizemos durante milhares de anos.
Certamente existe uma abordagem diferente da "de enfrentar o ódio com ódio". Se da mesma forma, uso métodos violentos para subjugar a raiva em mim mesmo, então estou usando meios errados para um fim correto, e por isso o fim certo deixa de existir. Nisto não existe compreensão do que se passa na mente, compreensão do célere movimento de sensação identificado como raiva, assim não houve o transcender a raiva. A raiva é para ser observada, estudada tolerantemente sem que exista nenhuma avaliação, julgamento, explicação, conclusão sobre ela, e assim compreendida, ela não é para ser dominada por meios violentos. Abordar a raiva na plenitude de nossa relação sem nenhuma avaliação a dissolve totalmente por percebemos sua compreensão! A raiva pode ser resultado de muitas causas e sem compreendê-las não existe libertação da raiva, o seu findar.
Em nossas relações, nós criamos o inimigo, o bandido, e nos tornarmos seu inimigo de modo algum leva a um fim da animosidade. Temos que compreender a causa da animosidade e parar de alimentá-la com nosso pensamento, sentimento e ação. Esta é uma tarefa árdua que exige constante conscientização e inteligente flexibilidade, pois o que somos, a sociedade, o estado é.
O inimigo e o amigo são o resultado de nosso pensamento e ação. Somos responsáveis por criar animosidade e assim é mais importante estar consciente de nosso próprio pensamento e ação do que estar preocupado com o adversário e o amigo, porque o pensamento correto livre do aspecto psicológico no nada avaliar, põe fim à divisão. O amor transcende o amigo e o inimigo.
The Book of Life
krishnamurti

Sem comentários:

Enviar um comentário